AnúnciosNotícias

MARATONA SOARES BASTO CONTRA O CANCRO

Com o intuito de sensibilizar para a luta contra o cancro, a equipa do projeto “Par a Par com a Saúde” convida todos os elementos da comunidade, alunos, professores, assistentes operacionais e administrativos e pais, a participar na Maratona “Soares Basto contra o cancro”. O nosso objetivo é a construção de uma faixa em crochet de lã, o mais comprida possível, com as cores rosa e azul, com a qual iremos “amarrar” o nosso compromisso de lutar contra o cancro.

Para participar, basta dirigires-te à Biblioteca da escola e, durante o tempo que quiseres, colaborares fazendo alguns pontos de crochet e aumentando assim a nossa faixa. O essencial não é ficar perfeito mas, sim, deixar a tua participação.

Não te esqueças, parar um minuto e prestar atenção aos sinais de alerta é essencial. Não fiques indiferente, entra nesta Maratona “Soares Basto contra o Cancro”.

O cancro é uma das principais causas de morte em todo o mundo sendo diagnosticados 14 milhões de novos casos todos os anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 40% de todos os cancros poderiam ter sido prevenidos e os outros poderiam ter sido detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.

O número de casos de cancro está a aumentar muito acima do que era previsto, prevendo-se que, até 2035, o número de novos casos por ano suba para os 24 milhões. A prevenção é a melhor forma de lutar contra estas doenças pelo que é muito importante a consciencialização de todos sobre a importância de conhecer os sintomas e realizar um diagnóstico precoce.

Mundialmente conhecido como o mês rosa, outubro é um mês dedicado ao cancro da mama. O cancro da mama é, em Portugal, a segunda causa de morte por cancro nas mulheres. Além disso, 1 % dos cancros da mama acontecem nos homens. O Dia Mundial de prevenção do cancro da mama comemora-se a 30 de outubro.

Nos homens, o cancro da próstata é também a segunda causa de morte por cancro, logo atrás do cancro do pulmão. A 17 de novembro assinala-se o Dia Mundial de prevenção do cancro da próstata, simbolizado pela cor azul.