Avisos

Manuais Escolares 2018/2019

mega

Os manuais escolares do 1.º CEB (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos) e do 2.º CEB (5.º e 6.º anos) serão distribuídos gratuitamente a todos os alunos destes ciclos de ensino, por reutilização ou nova aquisição.
A aquisição e distribuição de manuais escolares no âmbito da gratuitidade serão geridos através da plataforma eletrónica ME GA (Manuais Escolares Gratuitos) criada para o efeito e acessível em https://www.manuaisescolares.pt/.

“Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares os encarregados de educação terão de registar-se na plataforma www.manuaisescolares.pt. No momento do seu primeiro acesso será pedido a confirmação do seu número contribuinte, sendo obrigatório os encarregados de educação terem consigo os seus dados de acessos ao Portal das Finanças para que seja efetuada a sua validação. Não os tendo, os encarregados de educação deverão solicita-los no portal das Finanças.
A partir da plataforma terão acesso aos dados escolares do(s) seu(s) educando(s), aos vouchers correspondentes aos seus manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderão ser feitos os seus levantamentos. A validação para o levantamento de manuais escolares pressupõe a impressão dos vouchers ou a apresentação dos mesmos em formato digital.
Não havendo possibilidade para aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde está matriculado o seu educando e solicitar os vouchers em papel.”a)

Para aderir, cada livraria necessita apenas de se registar atempadamente na referida plataforma.
a) Informação de acordo com a Plataforma MEGA

Para os restantes ciclos de ensino (3.º CEB (7.º, 8.º e 9.º anos) e Secundário (10.º, 11.º e 12.º)), a aquisição dos manuais escolares para os alunos abrangidos pelas medidas da ASE (Ação Social Escolar, escalão A, B e C) devem ter os seguintes procedimentos:

  • Os Encarrregados de Educação devem passar pelos serviços administrativos do agrupamento e levantar a requisição passada pela escola a autorizar a aquisição dos manuais escolares, a que tiver direito, no fornecedor por si escolhido. (Declaração I que deverá ser entregue na livraria);
  • Assinar a declaração em como receberam os livros e se comprometem a entregá-los no final do ano letivo em bom estado de conservação.

 

Lista_manuais_adotados_2018-2019